Se você se propôs a ler esse texto suponho que, assim como eu, também já deve estar farto de receber propostas imperdíveis de “parceria” em que a pessoa do outro lado quer te convencer a fazer o que ELA precisa, sem necessariamente dar em troca algo que realmente faça sentido. Acertei?

Outro dia uma pessoa me contou um segredo que é super útil nessas situações! Então presta bem atenção que vou compartilhar ele com você: Existe uma palavra bem simples que eu entendo, você entende e tenho certeza que qualquer ser nesse planeta também vai entender: NÃO!

Claro que você não precisa sair por aí gritando “NÃO” na cara das pessoas, apesar de que eu não estou aqui para te dizer o que fazer. Mas é interessante pensar que, ao dizer não, você está na verdade dizendo sim. Ou melhor, dizer não é também dizer sim.

Parece confuso? Quando você acorda pela manhã e decide, por exemplo, dizer não a uma xícara de café, você, potencialmente, está dizendo sim para um copo de leite com ou quem sabe um chá de hibisco.

Ao dizer não para uma “parceira furada”, você está dizendo sim para um tempo que você pode empregar em uma “parceria ganha-ganha” por exemplo, em que todos os envolvidos estão de fato gerando valor positivo.

Por isso, da próxima vez que aparecer uma dessas parcerias meia boca, eu sugiro que, primeiro, você tente mostrar para esta pessoa como a balança não está pendendo de forma justa. Acredite, em muitas dessas propostas as pessoas simplesmente não enxergam que estão agindo de forma egoísta. Mas se isso não funcionar, bom, diga “SIIIM” para tantas outras coisas que você pode fazer com esse tempo!

_________

Se você quiser continuar esse papo e se conectar comigo é só seguir @lab.31, te espero lá.

Robledo Magalhães

Autor Robledo Magalhães

Publicitário, analista de mídias sociais e administrador de formação, com especialização também em processos criativos. Uffa! Criou o LAB31, que funciona como um laboratório de ideias para empoderar as pessoas em seus negócios, ensinando e dando autonomia.

Mais artigos de Robledo Magalhães

Conte nos o que você achou

Feito com carinho pela: N Coisas Digitais