COMO MEDIR O SEU RESULTADO EM MARKETING DIGITAL?

Dentro do Marketing Digital existem várias maneiras de medir o sucesso ou o fracasso das ações que você desenvolve, ligadas diretamente aos seus objetivos traçados na hora de planejar as suas estratégias digitais.

Mas quando falamos das principais redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube e Twitter) existem algumas opções de metrificação comuns à essas plataformas: Alcance, Impressão e Envolvimento, que ainda se dividem entre pagos e orgânicos. Você saberia me dizer a diferença entre eles?

Para vocês já irem se familiarizando com esses nomes bastante relevantes, acho importante primeiro explicar que eles podem ser “lidos” dentro da lógica de um funil, mais ou menos assim:

Encarando esses termos desta forma, acredito que a sua definição fique bem mais fácil de entender:

Impressões Orgânica: O total de impressões é o número total de vezes que uma publicação foi vista e, neste caso, o número total de vezes que a publicação apareceu para as pessoas (mesmo que tenha sido mais de uma vez para a mesma pessoa) sem que precisássemos impulsionar (colocar verba) para que essas pessoas vissem a publicações.

Impressões Pagas: Número total de vezes que a publicação apareceu para alguém a partir do momento em que colocamos alguma verba para que ela aparecesse para mais pessoas, além das já atingidas pelas impressões orgânicas.

Impressões totais: Soma das impressões pagas e orgânicas. Ou seja, o número total de vezes que a publicação apareceu para as pessoas (independente da frequência por pessoa, que já seria uma outra métrica a ser analisada).

Alcance Orgânico: O número de alcance é muito comumente confundido com as impressão, mas diferente delas, o alcance mostra o número total de pessoas (usuários únicos) que viram uma determinada publicação porquê, por exemplo, já seguem a sua empresa, sem que precisássemos impulsionar (colocar verba) para que ele(a) visse a publicação.

Alcance Pago: Número total de pessoas (usuários únicos) que viram a publicações a partir de um impulsionamento que fizemos dela, colocando alguma verba para que ela aparecesse para mais pessoas, além das já atingidas pelo alcance orgânico.

Alcance Total: Soma do alcance orgânico e o alcance pago. Ou seja, o número total de pessoas que viram uma determinada publicação.

Usuários Engajados/Envolvimento: A soma geral de cada interação realizada com uma publicação. Ou seja, após a publicação aparecer para as pessoas, elas realizaram algum tipo de interação com ela, seja: comentários, curtidas, cadastro, compartilhamentos, ações de envios para o site. Resumindo, quando uma pessoa se ‘’envolve’’ com a publicação.

 

Robledo Magalhães

Autor Robledo Magalhães

Publicitário, analista de mídias sociais e administrador de formação, com especialização também em processos criativos. Uffa! Criou o LAB31, que funciona como um laboratório de ideias para empoderar as pessoas em seus negócios, ensinando e dando autonomia.

Mais publicações de Robledo Magalhães

Escreva um comentário